Proteínas

Posted: quarta-feira, 21 de abril de 2010 by Vitor Ramon in
0

Suplementos Proteínas

As Proteínas são Compostos orgânicos de estrutura complexa e massa molecular elevada (de 5.000 a 1.000.000 ou mais unidades de massa atômica), sintetizadas pelos organismos vivos através da condensação de um grande número de moléculas de alfa-aminoácidos, através de ligações denominadas ligações pepitídicas. Uma proteína é um conjunto de no minimo 80 aminoácidos, mas sabemos que uma proteína possui muito mais que essa quantidade, sendo os conjuntos menores denominados Polipeptídeos. Em comparação, designa-se Prótido qualquer composto nitrogenado que contém aminoácidos, peptídios e proteínas (pode conter outros componentes). Uma grande parte das proteínas são completamente sintetizadas no citosol das células pela tradução do RNA enquanto as proteínas destinadas à membrana citoplasmática, lisossomas e as proteínas de secreção possuem um sinal que é reconhecido pela membrana do retículo endoplasmático onde terminam sua síntese.As proteínas são os componentes químicos mais importantes do ponto de vista estrutural

As proteínas são correntes de aminoácidos - longas cadeias de moléculas. As proteínas são a base de como a biologia consegue resolver seus problemas. As enzimas são a força motriz por trás de todas as reações bio-químicas que fazem a biologia trabalhar.

Como elementos estruturais, elas são o principal constituinte de nossos corpos, músculos, cabelo, pele e vasos sanguíneos. Como anticorpos elas reconhecem elementos invasores e permitem que o sistema imunológico se livre destes invasores indesejáveis.

Através do processo metabólico, as proteínas são fracionadas e atingem sua estrutura mais simples, os aminoácidos e estes por sua vez, se reorganizam a fim de formar as proteínas específicas dos nossos tecidos e células.

As proteínas são consideradas completas quando contém todos os aminoácidos essencias: isoleucina, leucina, lisina, metionina, fenilalanina, treonina, triptofano e valina.

Essas proteínas, que possuem um alto valor biológico, são encontradas essencialmente nos alimentos de origem animal. Nossa alimentação diária não deve ser abusivamente rica em alimentos proteicos, pois a proteína excedente passa a exercer a função calórica transformando-se em gordura, indo depositar-se nos tecidos, órgãos e vasos sanguíneos.

Por outro lado, uma dieta insuficiente em calorias pode levar o organismo a lançar mão das reservas de proteínas para atender as necessidades calóricas. A ausência de um ou outro aminoácido nos alimentos, pode ser compensada pelas misturas alimentares, como por exemplo: a mistura arroz / feijão.


0 comentários: