Carboidratos

Posted: quinta-feira, 22 de abril de 2010 by Vitor Ramon in
0

Suplementos Carboidrato Simples & Complexos


O Suplemento de Carboidrato tem como finalidade servir de fonte de energia para a célula. Ele é formado pela combinação de resíduos de glicose. Através de sua hidrólise, tais compostos acabam redundando grande número de moléculas de glicose independentes.
A glicose é o "combustível" por excelência preferida pela maioria das células para as reações de oxidação do metabolismo, a fim de liberar energia para o trabalho celular e orgânico.
A atividade física provoca a maior demanda por energia do organismo, podendo levar a um aumento da geração de energia em até 120 vezes na atividade intensa. Desta forma, assim que se inicia uma atividade física, sobretudo as intensas, o organismo passa a necessitar de glicose, utilizando as reservas de glicose do organismo, chamadas de glicogênio.
O processo de absorção dos carboidratos simples é muito rápido, porque basta quebrar uma ligação para que o intestino absorva cada uma das moléculas separadamente, ou então ele absorve diretamente, se não houver nenhuma ligação entre moléculas.

A conseqüência disso é que os carboidratos simples são absorvidos muito rapidamente, aumentando a taxa de glicose circulante no sangue. Eis porque os diabéticos devem evitar o consumo deste tipo de carboidrato.

No caso dos carboidratos complexos, o processo é bem mais lento, porque cada ligação entre as centenas de moléculas tem que ser desfeita, e isso vai acontecendo aos poucos, até que toda a molécula possa ser digerida. Assim, a glicose vai sendo absorvida e entrando no sangue aos poucos, não causando tanto impacto na taxa de glicose que circula no sangue.

0 comentários: