Creatina: Suplementos Nutricionais

Posted: quinta-feira, 22 de abril de 2010 by Vitor Ramon in
0

A Creatina é uma substância que se acumula em pequenas quantidades nas células musculares que, depois de unir-se a um fosfato, serve para proporcionar uma recarga do principal fosfato de alta energia, trifosfato de adenosina (ATP).
Quando o ATP descarrega seu grupo fosfatado de alta energia para proporcionar energia para contração muscular e converte-se em difosfato de adenosina (ADP), o fosfato de creatina (CP) pode doar seu grupo fosfatado ao ADP para refosforizar, em essência, para recarregar, o ADP em ATP.
A própria Creatina Fosfato não proporciona energia. O que faz é oferecer uma reação simples de um só passo para recuperar os níveis de ATP.
Através do saturamento de creatina, o músculo se torna mais forte e se recupera mais rapidamente de esforços físicos. A Creatina também aumenta o volume muscular por atrair água para dentro da célula, talvez por sintetizar proteína mais rapidamente e evitar a sua quebra.
A fórmula mais recomendada e efetiva de administração de creatina é entre as refeições. A creatina é misturada com água morna e tomada com um copo de suco de fruta ou com solução de glicose.
Ocorre que a água morna ajuda a dissolver a creatina, enquanto o suco de fruta ou a solução de glicose libera insulina a qual realiza o transporte da creatina para dentro da célula.
O Suplemento de Creatina é indicado para atletas de alta intensidade e curta duração, como corridas, natação e para atletas de musculação que querem otimizar sua hipertrofia.

0 comentários: